Dia Nacional de Combate ao Fumo

29/08/2016

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A Organização Mundial da Saúde aponta o tabagismo como a principal causa de morte evitável do planeta, sendo considerado um problema de saúde pública. Desde 1986, o Brasil celebra em 29 de agosto o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que foi criada para conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

O cigarro não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas. O alcatrão e a nicotina são exemplos dessas substâncias maléficas ao organismo. Essa última substância age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite e desencadeia náusea e vômito. Já o alcatrão, que é formado por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.

Ao todo, o tabagismo pode ser responsável por mais de cinquenta doenças, entre elas infarto, enfisema pulmonar e câncer.

 

Posted in Blog